Saúde da Família e Vigilância em Saúde

Rio janeiro, 05 de Setembro de 2014.

Vigilância Sanitária alerta sobre o Ebola


Se contraído, o Ebola é uma das doenças mais mortais que existem. é um vírus altamente infeccioso que pode matar mais de 90% das pessoas que o contraem, causando pânico nas populações infectadas.

Agentes de saúde frequentemente são infectados enquanto tratam pacientes com Ebola. Isso pode ocorrer devido ao contato sem o uso de luvas, máscaras ou óculos de proteção apropriados.

Hospedeiros:
Morcegos frutívoros são considerados os hospedeiros naturais do vírus Ebola. a taxa de fatalidade do vírus varia entre 25 e 90%.

Transmissão:
O Ebola pode ser contraído tanto de humanos como de animais. O vírus é transmitido por meio do contato com sangue, secreções ou outros fluído corporais.
Enterros onde as pessoas têm contato direto com o falecido também podem transmitir o vírus enquanto a transmissão por meio de sêmen infectado pode ocorrer até sete semanas após a recuperação clínica.

Os Sintomas:
No início, os sintomas não são específico, o que dificulta o diagnóstico. a doença é frequentemente caracterizada pelo início repentino de febre, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça e inflamação. Isso é seguido por vômitos, diarreia, coceiras, deficiências nas funções hepáticas e renais e, em alguns casos, sangramento interno e externo.

Os sintomas podem aparecer de dois a 21 dias após a exposição ao vírus.

Os profissionais mais suscetíveis ao Ebola:
Agentes de saúde estão particularmente, suscetíveis a contraírem o vírus. 

Tratamento:
Ainda não há tratamento ou vacina específicos para o Ebola. 

Infecções por Ebola só podem ser diagnosticados definitivamente em laboratório, após a realização de cinco diferentes testes.

Esses testes são de grande risco biológicos e devem ser conduzidos sob condições de máxima contenção. O número de transmissão de humano para humano ocorre devido á falta de vestimenta de proteção.


Postado por Adão Amorim


 Rio de Janeiro, 02 de Julho de 2014      

BLOQUEIO  CONTRA  LEPTOSPIROSE


        No último dia vinte (20/06/2014), nossa equipe de Vigilância Sanitária e Controle de Endemias, realizou um bloqueio contra a Leptospirose na Rua 61, lote 30 - quarteirão 144. Atendendo a um chamado do SINAM, nossa equipe (921), mais uma vez foi eficiente e precisa ao atender ao chamado onde um jovem, Denis Moraes da Silva veio a falecer tendo como causa morte a Leptospirose.
        
        Durante a realização dos trabalhos, os moradores quiseram saber quais os sintomas dessa doença.
Nossa equipe (921), mais que eficiente e precisa respondeu com muita paciência a todos os moradores  e explicou  que: os SINTOMAS mais frequentes são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e pode ocorrer também icterícia (que é a coloração amarelada da pele e das mucosas). Como vemos, são bem parecidos com os sintomas da gripe e da dengue. 

        Alguns moradores que assistiam ao nosso Bloqueio, também quis indagar como se pega a Leptospirose, e como temos alguns Agentes que também são técnicos, por ter feito o curso técnico pela Fio Cruz, não foi tarefa difícil deles responderem, e a explicação foi que em situações de enchentes e inundações, já que tanto aqui na Zona Oeste como na Baixada Fluminense ocorre sempre, a urina dos ratos, presentes em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com água ou lama contaminada poderá se infectar. A Leptospirose penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão. Na época de seca, oferece riscos à saúde humana o contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terreno baldios onde existem ratos. Portanto, deve-se evitar o contato com esses ambientes. 

        Podemos observar pelas fotos abaixo que nossa equipe (921), realizou orientações, colocamos capas protetoras e visitamos todos imóveis nos arredores do endereço acima, isso num raio de 150m tal operação serviu de alerta a população que costuma recolher entulhos e que não realizam a limpeza adequada nos imóveis onde residem facilitando assim os atrativos para animais sinantrópicos como o rato, sejam atraídos ou pelo abrigo ou pelos  alimentos.

VEDAÇÃO COM CAPA PROTETORA

Os Agentes Jorge Ferreira e Adão Amorim, fazendo a vedação enquanto os demais agentes visitavam e orientavam os moradores.




 VEDAÇÃO COM CAPA PROTETORA
Os agentes Jorge Ferreira e Erinaldo Alcântara, 
fazem a vedação enquanto os demais agentes realizam visitas e fazem orientação.

                

 EQUIPE 921 - DEVER CUMPRIDO

Após a realização dos trabalhos os Agentes de Vigilância Sanitária pousaram para foto
Esquerda: Adão Amorim, Erinaldo Alcântara, Marcel, Antônio Carlos e Marcelo David.   
  CONFERÊNCIA
Agente Antônio Carlos, ficou encarregado de checar todo trabalho e entregar para supervisão e isso é o que vemos através dessa foto.


SOLIDARISMO DA EQUIPE

Após a realização dos trabalhos, toda equipe, como sempre faz, teve que aguardar a chegada do último integrante que ainda realizava visita; e isso é o diferencial de um grupo unido e harmônico, onde começa junto e termina juntos.






Postado por Adão Amorim

Rio de Janeiro,  de Agosto de 2014

Armadilhas Contra Dengue


Profissional: Fabio Veiga
Email:
Cliente:


Descrição: Sempre na 2ª semana de cada mês os nossos AVS da unidade Adão Pereira Nunes, instalam armadilhas para saber qual tipo de mosquito há em nossa área, os locais escolhidos são direcionados pela divisão de combate a Dengue abaixo discriminado:

Rua 109                   AVS Responsável:  Marcos Soares
Rua Icurana             AVS Responsável: Marcos Soares
Rua 02                    AVS Responsável: Marcos Soares
Rua Cafunda           AVS Responsável: Jorge Mota
Rua 68                   AVS Responsável: Jorge Mota
Rua 18                   AVS Responsável: Marcelo Leandro
Postado por Andressa Reis


Rio 27/07/2013


Endemia

É qualquer doença que ocorre apenas em um determinado local ou região de forma persistente e permanente, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.

Epidemia

É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico.

Pandemia

É uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras.

Caramba ainda confuso??????

Vamos lá, enquanto a epidemia significa o aumento do numero de casos e que se espalha por outras localidades, a endemia tem duração contínua, mas somente em determinada área.

 Exemplos: a febre amarela é comum na Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para essa região precisam ser vacinadas.

Exemplos de pandemia: AIDS, Tuberculose, Peste, Gripe asiática, Gripe espanhola, Tifo etc....

Postado por Andressa Reis


Rio 27/06/2013

É uma doença infecciosa febril aguda causada pelo mosquito Aedes aegypti. Hoje é uma das doenças mais frequentes no Brasil, atingindo a população de todos os Estados, independentemente de classe social.

Ciclo de Vida
No ciclo de vida, o mosquito apresenta quatro fases: Ovo, Larva, Pupa e Adulto. Mosquito adulto vive em media de 30 a 35 dias. A sua fêmea põe ovos de quatro a seis vezes durante sua vida e, em cada vez, cerca de 100 ovos, em locais com água limpa e parada.

Formas de pegar o Dengue?



Não se pega dengue no contato de pessoa a pessoa e nem por meio do consumo de água e de alimentos. Somente através da picada da fêmea do Aedes aegypti, que costuma picar as pessoas durante o dia.



Sintomas: 




Você deve estar atento às pessoas com febre há, no máximo, sete dias acompanhadas de pelo menos dois dos sintomas: 



* Dor de Cabeça, dor por trás dos olhos;
* Dores musculares e articulações;
* Prostração;
* Manchas pequenas e vermelhas pelo corpo, com ou sem hemorragia.

Postado por Andressa Reis

2 comentários:

  1. Bloqueio realizado pela equipe 921 contra Leptospirose

    No último dia vinte (20/06/2014), a equipe 921 do C. M. S. Adão Pereira Nunes, realizou um bloqueio contra a Leptospirose no quarteirão 144 que fica precisamente na Rua 61 lote 30 na sub localidade do Vilar Carioca bairro de Inhoaíba; onde um jovem (conforme notificação do SINAM), por nome Denis Moraes da Silva de apenas 19 anos veio a falecer tendo como causa morte Leptospirose causada pela bactéria Leptospira.
    A Equipe mais que precisamente foi eficiente e tomou as devidas providências no sentido de atender o chamado e conforme mostra nas fotos foi ao local e realizou bloqueio acompanhado de orientação e medidas de prevenção.

    ResponderExcluir
  2. AS PERGUNTAS DOS MORADORES
    Durante a nossa realização do Bloqueio, muitos moradores veio nos perguntar quais os sintomas dessa doença conhecida por Leptospirose; todos nós da equipe 921 que na oportunidade realizavam o bloqueio formos pacientemente gentis e respondemos que os principais SINTOMAS são: febre, dores pelo corpo, e em alguns casos pode ocorrer icterícia (que é a coloração amarelada da pele e das mucosas). Como podemos ver, os sintomas é bem parecido com os da gripe e da dengue.

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.