Conheça esta História contada por um ACS

Rio de Janeiro, 10 de Setembro de 2014

 Uma História contada pelo ACS Ana Claudia da Equipe   Florestal

                   

Postado por Andressa Reis

Rio de Janeiro, 09 de Setembro de 2014


  Uma História contada pelo ACS Jenaina da Equipe Canaã

                      

Postado por Andressa Reis

Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2014


 Uma História contada pelo ACS Danielle da Equipe Realeza

                      

Postado por Andressa Reis


Rio de Janeiro, 05 de Setembro de 2014

   Uma História contada pelo ACS Rutinea da Equipe Vilage das Palmeiras


Postado por Andressa Reis

Uma História contada pelo ACS Rose da Equipe Canaã 


                         

Postado por Andressa Reis

Rio de Janeiro, 06 de Fevereiro de 2014

Visita Domiciliar da ACS Tatiana da equipe Vitoria da Paz, em sua área nos sítios na Dicurana




Postado por Andressa Reis

Rio de Janeiro,10 de Abril de 2013


Realizando a visita domiciliar identifiquei a existência de uma nova família  oriunda de Senador Camará, perguntei a mesma aonde irá morar se a casa de frente já era dividida para três famílias e a casa de traz morava a sogra com seus filhos. A Nova moradora relatou que iria morar embaixo da estrutura da casa de sua sogra, onde irá retirar os aterros e colocará panos para servirem de paredes, as casa do quintal não possuem saneamento em rede de água  lixo espalhados pelo quinta, pois os moradores da casa vivem de renda de reciclagem. Ao realizar o cadastro observo que ela vira com seu marido e 2 filhos e uma gestante de 4 meses sem acompanhamento de pré-natal, fico impressionada ao saber que esta mesmo família irá morar nestas condições, e observo que há condições de moradia para um ser humano, me comovo.
Quando chego a Assistência Social na minha unidade, explico sobre as condições desta família e hoje com um bebe de 6 meses, que já teve varias crises de bronquite, inclusive uma internação com bronquiolite, neste momento estamos aguardando solução governamental.

E ainda sem documentos de identidade e certidão do menor, ao retorno de marcação de puericultura do menor, ao entrar nesta residencia incomum, encontro tudo alagado e destruídos pelas chuvas inclusive o colchonete que era utilizado para dormir, um odor horrível, uma mistura de terra molhada e esgoto.

Oriento a mesma a retirar os panos lava-los e secá-los para recolocar no lugar, para melhorar o ambiente. A mesma diz que não irá fazer isto pois, iria mesmo chover a tarde.

Postado por Andressa Reis

Rio de Janeiro, 01 de  Abril de 2013

A casa sem Parede


Identifiquei uma família muito diferente das normais.
Localizada no sub bairro Vilage das Palmeiras,dentro do bairro Vilar Carioca, onde sou responsável pela micro-área, ao chegar na casa para realização de cadastro da família observo que não há condições de moradia e nem de sobrevivência. A casa possui algumas paredes, sendo alguns cômodos separados por panos, não há água, não há saneamento básico e muito lixo no quintal. Impressionei-me quando vi a quantidade de moradores desta casa.São dois adultos,quatro adolescentes, sendo uma adolescente grávida.
Em um dos relatos da moradora, após forte chuva em janeiro, mais uma parede caiu e que a mesma teve que retirar de seu próprio muro os tijolos ,que serviu para a reconstrução da parede,mas infelizmente não foi suficiente e a parede não atingiu nem 1 metro de altura. Então pergunto a mesma: Em dias de chuva como sua família faz?
A mesma responde: Em dias de chuva, pegamos o cobertor e ficamos no cantinho onde a chuva não nos atinge, rezando para que a mesma pare.
Penso: Em tantos lugares no nordeste precisando de chuva, existe pessoas pedindo que a chuva não caia.


Postado por Andressa Reis

Rio de Janeiro,18 de Julho de 2012

Equipe: Florestal
ACS: Luciane Turino
Email: loturino@gmail.com

Assistido: Marcio

Realizada visita domiciliar  com a Psicologa Ana  e Assistente Social Cristiane(CAPS Pedro Pelegrino ). Vieram avaliar as condições  e espaço onde a paciente Eliane se encontrava, pois a mesma teve alta da Psiquiatria.

Tivemos um bom papo com a família, uma boa parceria com CMS e CAPS Pedro Pelegrino. As profissionais adoraram a visita domiciliar e saíram satisfeitas, conheceram as ACS daquela família e também o Médico responsável , experiência ótima.

Postado por Andressa Reis
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Data:
Equipe: Florestal

ACS: Luciane Turino
Email: loturino@gmail.com

A paciente "Dona A" hipertensa não fazia mais o atendimento na unidade. Foram varias as vezes em que sua acs esteve em sua casa, convence-la a fazer sua consultas e acompanhamento em nossa unidade. E a mesma dizia palavras horríveis para sua acs. Até o dia que ela compareceu na unidade e pediu a pessoa que estava no acolhimento.
 "Pede para essa menina (acs) que não vá mais em minha casa. E não coloque mais nada em minha caixa de correio. Ela não precisa gastar sapato e nem pegar chuva para ir no meu Portão."
Fiquei tensa e pensei por vários dias o que fazer??? Foi então que agendei uma consulta para a paciente e procurei sua filha que mora em outra rua. Em um longo bate papo com a "senhora B", consegui convence-la da melhora da unidade, da facilidade do Exame de sangue que agora recebe uma senha, falei sobre o NASF, e ai relatei que tinha uma consulta agendada para sua mãe paraq o dia 28/12. Precisava da certeza que a paciente A voltaria a comparecer a unidade. Então foi realizado o encontro e a senhora A recebeu a consulta e aceitou que a ACS vá a sua casa. Enfim ela  passou pela consulta com o médico, saiu muito satisfeita e tirou toda a impremssão errada que tinha da unidade.

Postado por Andressa Reis

Conheça esta Estória contada por um ACS.


ACS Maurici, Equipe Vitória da Paz

Relata que na mudança por motivo do setor censitário, ele perdeu muitos dos seus assistidos pegou muitos outros onde teve alguns pacientes se identificaram com seu método de trabalho, onde mesmo com a dificuldade do curso técnico de agente comunitário, pois ficava foram da unidade 3 dias.
Mesmo com essa dificuldade conseguiu dar conta de sua área, quando saia do curso ia direto para área para fazer o recadastramento e encontrou Dona Mariazinha, uma paciente com problemas de saúde e com seu filho especial, que trabalha por conta própria, e sempre teve dificuldades em conseguir atendimento por motivo dos seus trabalhos, ela mora de aluguel e esta sempre trocando de endereço. Ficando complicado criar vínculos com os seus ACS, mesmo assim gostou muito do seu ACS e relatou a gerente que não gostaria de trocar de ACS, mesmo mudando de área. Informou que se por acaso conseguir uma casa em sua área ficaria muito feliz pelo seu atendimento que encontrou e não deseja trocar de equipe.
 A mesma sempre teve algumas dificuldades, pelo seu modo de tratar as pessoas, ela tem o hábito de gravar as conversas se altera com facilidade e exigia prioridade em tudo e não gosta de esperar muito, pois relatar que seu filho tem que ser atendido rápido por ser “autista e hiperatista”.  O ACS tentou suprir todo suas necessidades, compreendendo suas necessidades e dificuldades, sempre está com os profissionais de sua equipe no apoio das demandas desta usuária. 

Postado por Andressa Reis

                                          Relato de Uma ACS


Eu ACS consegui comprar  um terreno com suor do meu trabalho, depois de pagar como em forma de aluguel, este terreno localiza-se na comunidade da Dicurana, onde construir minha casa para meus 8 filhos, casa simples com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. Este ano tivemos um ocorrido que nos levou a ficar desabrigados por causa das fortes chuvas, porem agradeço aos colegas da equipe e da Assistencia social que nos ajudou nesta dificuldade.

Postado por Andressa Reis

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.