quinta-feira, 10 de julho de 2014

Bruxismo tem Jeito?


      Para dar cabo da chateação, que atinge 90 % da população adulta, é preciso atacar as principais causas - estresse físico e emocional, além de problemas funcionais, como a sobrecarga nos músculos mastigatórios e também na articulação que liga a mandíbula à base do crânio. Caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes, o distúrbio provoca desgaste, hipersensibilidade, inflamação e retração da gengiva, perda óssea, fraturas, alterações da mordida e dores musculares e de cabeça. 

 


O que é então o Bruxismo?

       O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. O que provoca o desgaste e amolecimento dos dentes. Em outros casos, quando mais graves podem ocorrer também problemas ósseos, na gengivas e na articulação da mandíbula ou seja na (ATM) Articulação Temperomandíbula.
       O bruxismo pode estar ligado a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequando da boca, por exemplo. Ainda não se sabe exatamente o por quê, o bruxismo acomete 15% das crianças e afeta indistintamente homens e mulheres. Alguns casos podem diminuir com o passar dos anos. 

Quando o atritar dos dentes ocorre durante o dia recebe o nome de Briquismo.


Sintomas:

  • Desgaste parcial ou total dos dentes;
  • Amolecimento dos dentes;
  • Hipersensibilidade;
  • Dor de cabeça ao acordar;
  • Zumbido no ouvido;
  • Dor no pescoço;
  • Dor na Mandíbula e músculos da face;
  • Estalos ao abrir e fechar a boca;
  • Alterações do sono.
Isso acontece porque a compressão exagerada dos dentes pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz e depois à necrose (morte) dos vasos, dos nervos e da polpa dentária. A intensidade e frequência das crises podem variar de uma noite para outra.

Diagnostico:

      Muitas vezes, a pessoa nem sabe que tem bruxismo, só se algum familiar o avisar que ele range os dentes durante a noite, ou quando procura um Dentista, porque os sintomas já se instalaram.

      Existe avaliações que orientam o individuo sem grau de distúrbio, é a polissonografia.

Tratamento:



     Não se conhece, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo. Medicamentos ansiolíticos são úteis para o controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados, mas não são a causa do distúrbio que, aliás, não está suficientemente esclarecida.
      Os recursos mais indicados para o tratamento, porém, são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.O aparelho ortopédico ainda é o mais recomendado no tratamento, sobretudo se as causas também forem combatidas.



Postagem feita pela ASB Andressa

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Florestal, s/nº - Inhoaíba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h |

Telefone

(21) 3427-5903

Tecnologia do Blogger.